sexta-feira, 7 de março de 2014

Vitória do Palmar - Cidade dos Faróis



Santa Vitória do Palmar está localizada na região sul do Rio Grande do Sul, Em 1874 foram demarcados os limites do município e em 1888, foi criada a cidade. Sua importância histórica, sua riqueza agro-pastoril, beleza panorâmica com pradarias de grama natural, as duas lagoas(Mirim e Mangueira), lindas praias no Oceano Atlântico e faróis de sinalização náutica, fazem desta região um atrativo único no Rio Grande do Sul. Em 1997 foi criado o museu municipal para mostrar e resgatar os vestígios e fósseis de mamíferos gigantescos como: preguiças gigantes, toxodontes, tigres-dentes-de-sabre e tantos outros, que a milhares de anos fizeram parte destas regiões. Além destas atrações Santa Vitória do Palmar tem a praia balneário do Hermenegildo, a Lagoa Mirim com seus 174 km de comprimento e suas águas claras, a Lagoa Mangueira é considerada uma das mais belas e límpidas do mundo, ideal para o mergulho livre e sua extensão de 95 km de comprimento; a reserva do Taim é a mais importante do estado, sendo 70% pertencentes a Santa Vitória do Palmar, e 30% a Rio Grande, é um grande ecossistema dominantemente pantanoso, várias espécies como jacarés, lontras, capivaras e diversos tipos de aves, entre elas o cisne-do-pescoso-preto.




Pórtico da Cidade 

O pórtico de entrada da cidade reflete o espírito hospitaleiro do povo desta terra. No local é possível buscar informações turísticas do município. O portal é também uma réplica do farol da Barra do Rio Chuí, fundado em 1910, o Farol antigo foi substituído por um novo obedecendo padrões de 1949. Hoje é considerado o mais avançado do Brasil, iluminação automática e "Rádio Farol" com alcance de 30 milhas. 



Theatro Independência 

Theatro Independência, inaugurado em 1930, é um dos mais belos e de melhor acústica do Estado, a capacidade para mil pessoas entre camarotes, platéia e galerias. Está localizado na Rua Conde de Porto Alegre, 226. 



Igreja Matriz 

Fundada em 1855, junto à criação do povoado, possui um estilo eclético-português. No seu interior a imagem da Santa Vitória, trazida da cidade de Ravena na Itália em 1940. 



Praça Central 

A bela praça central é arborizada com inúmera palmeira, simbolizando o nome palmar e no centro da praça uma estrela indicando os pontos cardeais. 




Palmeiras - Praça Central 

Em 1888, nossa cidade passou a ser chamada de Santa Vitória do Palmar devido a esposa de Manuel Corrêa Mirapalhete chamar-se Vitória e ser grande devota da Santa Vitória, e Palmar devido a grande quantidade de palmeiras na região. 



Prefeitura Municipal 

O território de Santa Vitória do Palmar, durante muito tempo foi chamado de "Terra de Ninguém". Pelo tratado de Santo Idelfonso (Portugal/Espanha), ficou denominado Campos Neutrais desde o Taim até o Chuí. Nesse território nem espanhóis, nem portugueses podiam localizar as suas tropas ou acampamentos. Em 1821 os Campos Neutrais foram integrados ao Brasil e Dom Diego de Souza fez o primeiro ano de jurisdição nesse território e concedeu a primeira sesmaria à Antônio Joaquim de Carvalho Porto. 



Lagoa Mirim 

A Lagoa Mirim margeia a cidade e é local para pesca e esporte náuticos. A profundidade da lagoa é cerca de dois metros, mesmo com pouca profundidade a lagoa é a segunda maior lagoa do país. Peixes como a traíra, o pintado e o peixe-rei são vedetes das águas da lagoa. 



Litoral 

Santa Vitória do Palmar é um dos municípios que possui a maior área litorânea do estado. A imensidão de suas praias é um espetáculo; o azul do mar e os vastos campos de vegetação nativa estão separados por uma imensa faixa de areia clara que se põem como uma enorme serpente. 



Barra do Chuí 

No extremo sul do município está a Barra do Chui, na fronteira entre Brasil e Uruguai. Águas geralmente tranquilas, boas para o banho e esportes náuticos. Os moles , onde o arroio Chuí e o mar se encontram, é um dos pontos favoráveis a pesca. Aqui também podemos avistar o Farol da Barra. Ao fundo, lado norte e brasileiro é possível avistar o farol.Uma pequena ponte internacional sobre o arroio une os dois balneários. 



Praia da Barra 

A Praia da Barra fica nos limites do município, é caracterizada pela tranqüilidade a vegetação rasteira que se estende sobre as dunas. Em direção ao norte, o município também abriga o balneário do Hermenegildo, à 21 Km do centro da cidade, o ponto de encontro desta praia é a imagem de Iemanjá que se localiza bem no centro, na avenida principal do balneário, onde acontece diversos shows durante o verão. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário